terça-feira, 1 de março de 2011

Indicação de leitura

PARA COMPREENDER A NOVA ERA
-
[de maneira científica e sem preconceitos]
-
-

-
-
TERRIN, Aldo Natale. Nova Era. A religiosidade do pós-moderno. São Paulo: Loyola, 1996.
-
-
A Nova Era não é um subproduto religioso nascido de um modismo efêmero. É a mentalidade pós-moderna que se configura também religiosamente e que começa a ter seguidores e um fascínio próprio num contexto de final de milênio [...], no qual se assiste ao esfacelamento de todas as certezas e à recusa de qualquer pensamento dogmático.
-
O autor se desdobra em delinear um amplo leque de epifenômenos Nova Era, que vão das técnicas psicossomáticas ou irracional do rito, do Deus imanente no mundo à epistemologia fraca que percorre a nossa época, passando através de temas clássicos de antropologia religiosa: a meditação, o transe, , o xamanismo, chegando à terra mãe e ao arquétipo do feminino.
-
Daí resulta um grande quadro, no qual a mentalidade insurgente se serve do antigo e do novo para se tornar cúmplice de uma visão religiosa eclética, espelhando-se na imagem frágil, subjetiva, narcisista e egocêntrica do mundo atual.
-
Numa situação tão delicada, não existem desafios a serem lançados, mas uma realidade da qual devemos tomar consciência, para repensar o significado da experiência religiosa e a sua possível redefinição na conjuntura histórica atual.
-
Aldo Natali Terrin é professor de filosofia e história das religiões na Universidade Católica de Milão e na Universidade de Urbino, é um dos poucos que, na Itália, se preocupam com religiões comparadas, seguindo uma trilha fenomenológica rigorosa. Ele colabora com diversas revistas científicas e são numerosas as suas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário